A FALM é precursora na implementação da Escuta Especializada em Itacoatiara

8 de setembro de 2021
A FALM é precursora na implementação da Lei 13. 431/2017 – Escuta Especializada, no município de Itacoatiara- AM.

Desde 2014, a AMAGGI é signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras – Programa Na Mão Certa.  E a Fundação André e Lucia Maggi- FALM, responsável pela gestão do investimento social privado da AMAGGI, tem sido parceira no desenvolvimento de atividades para o fortalecimento da rede de proteção local, no município de Itacoatiara- AM.

Em 2020, a FALM, em parceria com Childhood Brasil por meio do Programa Na Mão Certa, realizou ações voltadas ao levantamento e compilação de dados sobre a estrutura do município de Itacoatiara (AM), para a prevenção e enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, bem como o status de implementação da lei nº 13.431/2017 (Base: Decreto nº 9.603/2018) para a elaboração de um Diagnóstico Rápido Local.

Com o intuito de contribuir com a formação de profissionais qualificados para atuarem na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência em todo o país, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) em parceria com a Childhood Brasil, a Universidade Corporativa do Brasil e a Equidade Brasil promoverão um curso inovador de Escuta Especializada focado na implementação da Lei 13.431/17, para a rede de proteção de Itacoatiara-AM.

O curso foi elaborado pelas maiores referências nacionais sobre o assunto que atuaram diretamente no processo de concepção e implementação da Lei 13.431/17 (Escuta Especializada) e de sua regulamentação (Decreto 9.603/18). O curso é indicado a todos os representantes de instituições que atuam profissionalmente na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

O curso será 100% on-line e terá uma carga horária de 120 horas, divididas em cinco módulos. Ficará disponível por 4 meses e será ofertado para 50 pessoas do sistema de garantia de direitos do município, de 09 Órgãos públicos e 03 Organizações Sociais, com foco na redução dos índices de violência e de revitimização de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, além de subsidiar a implementação dos novos parâmetros, por meio de suporte técnico para os profissionais da rede.

Os alunos que finalizarem o curso com êxito e forem aprovados nas atividades avaliativas previstas no plano de ensino, receberão certificado de atualização profissional em “Escuta especializada na rede de proteção”, emitido pela Universidade Corporativa do Brasil (UCORP), Fundação André e Lucia Maggi e chancelado pela Childhood Brasil. Os certificados estarão disponíveis para download na plataforma de educação a distância.

O período de inscrições e validação se deu entre os dias 23/08/2021 à 03/09/2021.  Os selecionados atuam diretamente na rede de proteção de Itacoatiara- AM.

Clique nos links abaixo para conferir  a lista dos selecionados:

NOTA:

Em nossa divulgação realizada na semana passada, dia 08/09/2021, referente a Lista de Seleção dos inscritos no Curso de Escuta Especializada para a rede de proteção de Itacoatiara-AM, informamos que houve alteração de três participantes do curso, após alinhamento com os órgãos públicos responsáveis. Por isso, realizamos a retificação do documento publicado.