Bolsistas da FALM do curso de Agrocomputação visitam fazenda da AMAGGI

27 de novembro de 2020

Nos dias 17 e 18 de novembro, os alunos bolsistas da Fundação André e Lucia Maggi (FALM) do curso de Tecnologia em Agrocomputação, ofertado pela FATEC Senai Rondonópolis, visitaram a fazenda SM-01, em Itiquira, onde puderam ver de perto como a AMAGGI vem utilizando a agricultura digital em sua produção. É importante pontuar que a visita seguiu todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19.

A aluna Bruna Souza da Silva conta que a visita técnica foi muito proveitosa. “Um dia de grande aprendizado. Pudemos ver na prática os reais problemas enfrentados no dia a dia da empresa e onde nós, futuros profissionais de Agrocomputação, poderemos atuar. Toda a equipe da fazenda foi muito atenciosa, conversaram bastante com todos nós, tirando várias dúvidas que foram surgindo ao longo de toda apresentação”.

O supervisor do Curso de Agrocomputação da Fatec Senai Rondonópolis, João Marcos de Oliveira, explica que cada aluno deverá elaborar um relatório com tudo o que aprenderam na visita. “Nossa visita foi espetacular, vimos na prática como funciona a agricultura digital e isso servirá de base para um relatório que os alunos apresentarão e que servirá também de material de estudo para eles ao longo do curso”.

A turma foi recebida pelo gerente de Controle de Produção da AMAGGI, Ricardo Moreira, pela equipe do DHO e da fazenda. Ao todo foram cerca de 25 pessoas entre alunos e professores. “O objetivo da visita foi apresentar aos alunos as ações que a AMAGGI vem realizando na área da agricultura digital, apresentando desde os conceitos utilizados, como também dispositivos remotos embarcados nas máquinas e implementos. Nesses dois dias de imersão sobre transformação digital no agronegócio, tivemos grande participação dos alunos, tirando suas dúvidas básicas sobre tecnologia e trocando conhecimento”, explicou Ricardo Moreira.

Sobre o curso

O Curso de Graduação Tecnológica em Agrocomputação,é ofertado pela Fatec Senai, nas unidades de Rondonópolis e Cuiabá. Em 2019 e 2020, a FALM abriu edital de concessão de bolsas de estudo integrais para o curso, que tem duração de 36 meses e foi desenvolvido com o apoio de diversas empresas do agro, incluindo a AMAGGI. Tem como foco o desenvolvimento de conhecimentos em relação a Ciências Agrárias, Processamento e Análise de Volumes de Dados, Manutenção de Sistemas Automatizados, Gestão de Sistemas do Agronegócio de acordo com normas técnicas e de qualidade, legislações específicas como: ambiental, trabalhista e de saúde e segurança no trabalho.