Carta da presidente | Nova atuação da FALM em Rondonópolis (MT)

6 de outubro de 2020

Rondonópolis (MT), 6 de outubro de 2020.

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) inicia, a partir do segundo semestre de 2020, uma nova etapa da sua história em Rondonópolis (MT) e queremos compartilhar esta decisão com toda a comunidade deste município que possui um significado especial para a FALM.

Desde 2009 contamos com uma estrutura física na cidade, chamada de “Projeto Casa Maggica”, com atividades no contraturno escolar, voltadas para arte-educação. Foram anos de resultados e conquistas trabalhando nesse formato.

Em 2019, com a revisão estratégica da FALM, o local passou a ser chamado de “Espaço Coletivo Fundação André e Lucia Maggi”, com a proposta de desenvolver parcerias para cedência dos espaços internos, além de promover atividades, oficinas e agendas de diálogo que contribuíssem com o fortalecimento do protagonismo social de jovens, estendendo a atuação junto a parceiros, como escolas e organizações sociais.

Em 2020, uma nova mudança de cenário fez com que a FALM ressignificasse novamente sua atuação no município, devido à maior crise sanitária e econômica do século até o momento, a pandemia do Coronavírus. Teremos cautela na retomada de ações que envolvam atuação junto a grupos e coletivos, seja por eventos promovidos por nós, ou participando de ações a convite de parceiros e comunidade em geral.

Analisando possibilidades de atuação que pudessem  contribuir mais e  melhor com as organizações sociais e coletivos da cidade e sabendo que boa parte dos projetos e ações estão precisando se reinventar nesse contexto de pandemia, seja por necessidade de reestruturação, seja pela dificuldade com novas tecnologias, a FALM optou por encerrar suas atividades na estrutura física do “Espaço Coletivo”, com o objetivo de  expandir o apoio a ações e projetos de parceiros locais, fomentando o trabalho em rede e ampliando ainda mais o nosso impacto positivo na comunidade.

Com isso, diminuiremos os custos operacionais com manutenção de uma estrutura física e potencializaremos o trabalho em rede junto a parceiros que dependem de apoio para uma retomada da atuação em 2021. Continuaremos com ações e projetos em Rondonópolis que contribuam com o tema do fortalecimento do protagonismo social de jovens, mas agora, olhando para além de muros e estruturas físicas. Queremos fortalecer o pensar coletivo sobre essa agenda tão importante e significativa.

Nos próximos dias divulgaremos com mais detalhes o nosso novo formato de atuação e como pessoas, organizações sociais e empresas do município poderão fazer parte dessa nova etapa com a gente e, assim, trabalharmos juntos para fomentar o protagonismo dos jovens de Rondonópolis.

Temos certeza de que esse novo caminho trará ainda mais amplitude para a nossa atuação e, principalmente, deixará ainda mais forte aquilo que acreditamos como um caminho para o desenvolvimento do protagonismo das comunidades: a construção coletiva.

Estamos muito empolgados com tudo o que vem pela frente e contamos com você! Vamos fazer juntos?

Belisa Souza Maggi
Presidente da Fundação André e Lucia Maggi