Doações de cestas básicas ajudam famílias a se manter durante a pandemia

2 de julho de 2020

A pandemia de COVID-19 está atingindo milhares de famílias que perderam o emprego e a renda em Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), por meio da campanha Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19 vem distribuindo cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social e conta com doações para continuar com esse trabalho.

Até junho, foram mais de 47 mil famílias beneficiadas com as cestas básicas, e entre elas está a família da dona de casa Silvânia dos Santos Rezende, de Cuiabá-MT.

Meu marido está sem trabalhar e dependemos da renda dele para sobreviver. Ele é vendedor de livro nas escolas e como está tudo parado, a gente está sem renda, com duas crianças para alimentar. Essa cesta veio em uma hora em que já estávamos perdendo a esperança”.

Iara Almeida, de Várzea Grande, também recebeu uma cesta. Ela conta que tem uma filha de 9 meses e está desempregada. “Em nome de todas as mães que estão recebendo as cestas, quero agradecer a ajuda. Com essa cesta a gente consegue se manter por alguns dias na esperança de que as coisas vão melhorar”.

A distribuição das cestas é feita em parceria com mais de 100 organizações sociais, que cadastram as famílias em situação de vulnerabilidade social e dão apoio na entrega das cestas. A Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo, de Várzea Grande, distribuiu 100 cestas para famílias da cidade. “A gente vê nos olhos das mães as lágrimas de alegria por receber a cesta e saber que terão como alimentar seus filhos. Nosso muito obrigada a todos que estão doando”, agradece a representante da instituição, Fernanda Oliveira.

Em Porto Velho (RO), o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bairro Nacional, foi parceiro da FALM na distribuição de 200 cestas básicas para famílias ribeirinhas da cidade. “Logo que a pandemia começou, percebemos que precisaríamos fazer algo para ajudar as famílias, muitas que já passavam por dificuldades e outras que passaram a enfrentar por perderem o trabalho. É muito mais do que só o alimento, é esperança, é cuidado”, destaca a presidente do Conseg, Ângela Maria.

Mas o sentimento de gratidão não é só de quem recebe uma cesta básica, mas também de quem doa, como comenta a analista de Sustentabilidade Aline Fernanda, que fez uma doação de cesta básica. “Se colocar no lugar do outro é super importante. É um trabalho de formiguinha e se cada um puder ajudar com o que pode, vamos ter o impacto maior na vida dessas famílias”.

Cada doação de cesta básica é muito importante e alimenta uma família entre uma semana e 15 dias. Para doar de maneira rápida e segura, acesse o site www.umportodos.org.br.

Parcerias

A campanha é realizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e tem a parceria institucional da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Cooperativas da Central Sicredi Centro Norte (com atuação nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), TV Centro América (TVCA), Rádio Centro América FM, G1 Mato Grosso e Unimed Cuiabá.