FALM acompanha execução dos projetos selecionados no Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos em Cuiabá e Várzea Grande

13 de maio de 2021

Em parceria com o Itaú Social, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) vem atuando no Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos para incentivar ações com redes parceiras no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e exclusão social em Cuiabá e Várzea Grande (MT).

O edital foi lançado no final de 2020 e foram contemplados 13 projetos, que além de apoio financeiro, estão recebendo, ao longo deste ano, acompanhamento técnico para a implantação dos planos de ação coletivos e integrados.  A equipe da FALM tem acompanhado a execução dos projetos, cuja implementação é coordenada pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Tanto a FALM quanto o Itaú Social atuam na região com objetivos e ações em comum, apoiando e fortalecendo organizações sociais e redes coletivas. Por meio desta parceria foi possível uma atuação mais estratégica, evitando a sobreposição de ações com os mesmos públicos, gerando assim um impacto social de mais qualidade e otimizando recursos, que podem ser investidos em outras ações e comunidades.

O projeto “Acolher para Amar” uma parceria da Fundação Espírita Rachel Steingruber com a Escola Antônio Geraldo G Gattiboni, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região norte do município de Várzea Grande-MT, foi um dos selecionados no edital. A iniciativa atende em média 150 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos, mas por conta da pandemia, precisou reduzir o atendimento para 40 crianças de 05 a 14 anos.

Segundo a coordenadora do projeto, Evane Louzich, o “Acolher para Amar” surgiu com a percepção da situação de vulnerabilidade no acesso às necessidades básicas das crianças, do enfrentamento das dificuldades na relação família e comunidade (vida escolar, profissional e social) e a dificuldade de acesso à educação infantil. “O projeto tem como foco sensibilizar as famílias no acompanhamento do processo de desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem, e através da escuta ativa, afetiva e colaborativa, conhecer os aspectos sociais dessas famílias, de forma a envolver todos os protagonistas deste território”, explica Evane.

O recurso recebido pelo Fundo tem sido investido nas oficinas de capacitação dos voluntários, na contratação de uma assistente social que realiza visitas domiciliares, nos encontros com as famílias, nas atividades de roda de conversa e no lanche para as crianças e adolescentes.

Para Evane, ser contemplado no edital faz toda a diferença para a continuidade e o fortalecimento do trabalho.

Confira a lista dos projetos contemplados:

Cuiabá (MT)

Reação Faixa Preta e Educação