FALM atuará em escolas de Cuiabá com arte-educação

8 de maio de 2018
Termo de Parceria foi firmado pela FALM com a prefeitura de Cuiabá (Foto: Jorge Pinho)

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), instituição que realiza o investimento social privado da AMAGGI, firmou um Termo de Parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), para o desenvolvimento de ações que visam contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes de escolas da rede pública municipal de ensino, tendo a arte-educação como ferramenta, por meio do Projeto Casa Maggica.

O termo de Parceria foi assinado nesta segunda-feira (07.05), em cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Cuiabá.

As atividades serão desenvolvidas nas escolas municipais

Professor Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Izabel, e na escola Professora Esmeralda de Campos Fontes, localizada no bairro Santa Rosa 2. Neste primeiro momento participarão 151 alunos, com idades entre 11 e 16 anos, das turmas de 5º a 7º ano. As atividades já começam nesta terça-feira (08.05).

Estas escolas foram escolhidas a partir de um diagnóstico socioeconômico das regiões do município, feito pela equipe técnica da Fundação André e Lucia Maggi em parceria com a SME, e que demonstrou o potencial da Região Oeste de Cuiabá para implantação de projetos sociais.

Por meio do Projeto Casa Maggica, a Fundação André e Lucia Maggi desenvolve atividades voltadas para a formação cidadã, por meio da arte-educação. O propósito é desenvolver cidadãos e construir, junto com a escola e a família, uma rede de jovens empreendedores e protagonistas que contribuirão no futuro para o desenvolvimento do lugar onde vivem.

A gerente de Investimento Social da Fundação André e Lucia Maggi, Aletéa Rufino, explica que o projeto já é desenvolvido em Rondonópolis desde 2009, em um espaço físico da Fundação André e Lucia Maggi. “A partir do próximo ano, além das atividades nas escolas, o projeto também contará com uma estrutura física em Cuiabá”.

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, destacou a importância da parceria. “Incentivamos iniciativas que tragam a humanização e a inclusão para a educação, incentivando cada vez mais o envolvimento da comunidade escolar, dos pais e da sociedade”.

Atividades

As atividades acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar e são totalmente gratuitas. Além das atividades de dança, música, artes e criatividade com foco no desenvolvimento do protagonismo e do empreendedorismo juvenil, também é feito o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e a realização de oficinas e rodas de leitura. As famílias dos alunos participantes também são envolvidas nas atividades.

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é a instituição responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI nos municípios onde a empresa está presente. Sua atuação está voltada para o desenvolvimento local, o engajamento e a capacitação de lideranças e instituições sociais, e o desenvolvimento de cidadãos por meio da arte-educação. Acompanhe a FALM pelo site, pelo Facebook e Youtube.