FALM e Itaú Social fecham parceria para edital Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos em Cuiabá e Várzea Grande

22 de setembro de 2020

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) firmou uma parceria com o Itaú Social no edital para o Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos, voltado para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande (MT).  Podem participar organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos públicos, escolas, postos de saúde, unidades de assistência social, entre outros, que promovam um projeto de educação integral desenhado a partir das parcerias no território. As inscrições estão abertas até o dia 19 de outubro às 9h (horário de Brasília), pelo link: http://rtemt.prosas.com.br/.

O Fundo de Fomento faz parte do programa Redes de Territórios Educativos, realizado pelo Itaú Social em parceria com a FALM em Cuiabá e Várzea Grande (MT), com implementação do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Essa parceria com o Itaú Social vem ao encontro do objetivo da FALM de ampliar a capacidade de parcerias, visando uma atuação de Investimento Social Privado estratégico nas regiões onde a AMAGGI atua.

Tanto a FALM quanto o Itaú Social atuam em Cuiabá com objetivos e ações em comum, apoiando e fortalecendo organizações sociais e redes coletivas. Por meio desta parceria será possível uma atuação mais estratégica, evitando a sobreposição de ações com os mesmos públicos, gerando assim um impacto social de mais qualidade e otimizando recursos, que podem ser investidos em outros projetos e comunidades.

Esta estratégia de parcerias também está ligada ao replanejamento que a FALM fez em sua atuação para 2020 e 2021, atenta aos impactos negativos a médio e longo prazos da pandemia de COVID-19 e tendo sempre a missão de “Contribuir com o desenvolvimento local e humano”.

Sobre o Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos

Conforme as regras do edital, a iniciativa precisa articular a atuação de, no mínimo, quatro instituições parceiras e estar orçada em até R$ 25 mil. Em 2019, os 20 projetos selecionados tiveram investimento total de R$ 684,8 mil e beneficiaram diretamente cerca de 8 mil crianças, adolescentes e jovens.

Um dos pré-requisitos para se inscrever no edital é a realização do percurso formativo Mapa de Identidade, disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Nele, os interessados vão produzir um diagnóstico territorial e construir um plano de ação coletivo e integrado. Estes documentos deverão ser anexados no ato da inscrição.

Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento das OSCs na elaboração e implementação de estratégias de educação integral, criando laços de confiança e parceria entre os diferentes atores que operam no território. Este é o terceiro ano da iniciativa, que contou com 24 encontros e 37 oficinas formativas, além da participação de 97 instituições somente em 2019.

Edital Redes de Territórios Educativos
Prazo de inscrições:
até 19/10/2020 às 9h (horário de Brasília)
Para quem: Organizações da sociedade civil (OSCs), órgãos públicos, escolas, postos de saúde, unidades de assistência social, entre outros, que promovam um projeto de educação integral desenhado a partir das parcerias no território
Inscrições: http://rtemt.prosas.com.br/.