FALM investe no fortalecimento institucional de Organizações Sociais de três estados brasileiros

15 de outubro de 2021

FALM investe no fortalecimento institucional de Organizações Sociais de três estados brasileiros

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) deu início às formações técnicas para as organizações sociais-OSCs  inscritas no Programa Fortalecer para Desenvolver. Ao todo 200 organizações estão inscritas e aptas a participarem do Programa que seguirá até dezembro de 2023.

Localizadas em 17 municípios dos estados de Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, as OSCs participantes do Programa contemplam as mais diversas causas sociais, tais como educação, assistência social, proteção social, saúde, empreendedorismo social, capacitação de mulheres e jovens além de proteção às comunidades tradicionais.

A analista de Projetos da FALM, Juliana dos Anjos, explica que, na fase atual, as organizações sociais participarão de formações online realizadas entre os meses de outubro e dezembro deste ano. “Além desses encontros, a fase de formações conta também com desafios, atividades e materiais de estudo extras. Adotamos a metodologia de gamificação, com desafios e pontuações que incentivam a participação ativa das OSCs durante todo o percurso”, completa Juliana.

As OSCs foram mapeadas e agrupadas em duas trilhas de acordo o grau de maturidade e conhecimento sobre os temas das formações. As estratégias de engajamento foram desenhadas para que correspondam à realidade e expectativas dos participantes. Os conteúdos vão desde a introdução ao terceiro setor, gestão institucional, até a incidência em políticas públicas, mobilização de recursos e inovação, elaboração e gestão de projetos e editais.

Para Carmen Félix, representante da Associação das Mulheres dos Bairros Novo Paraíso I e II – Maria Neves do Santos de Cuiabá (MT), o primeiro encontro foi muito positivo. “Essa capacitação sobre o terceiro setor foi muito boa, pudemos aprender bastante e o conhecimento adquirido será compartilhado com a nossa equipe para trabalharmos em prol da nossa comunidade”, avalia Carmen.

Cada um dos primeiros encontros contou com a presença de cerca de 80 representantes das Organizações Sociais. “Pudemos perceber o quanto os participantes estão dispostos e com muita vontade de adquirirem ainda mais conhecimento, isso nos deixa mais animadas e convictas de que estamos trilhando o caminho certo”, comenta Josandra Rocha, Analista de Projetos da FALM.

Fortalecer para Desenvolver – O Programa é composto por etapas que irão envolver desde momentos de formação, mentorias individuais e coletivas até incentivos financeiros para apoiar a implantação de projetos com foco no desenvolvimento territorial, construídos em rede e que visem o fortalecimento e desenvolvimento de territórios e pessoas. Além das organizações sociais, os Conselhos Municipais também serão beneficiados.

O Fortalecer para Desenvolver está estruturado em duas fases que visam um olhar integrado para dentro e para fora das organizações e conselhos, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades institucionais de gestão e conhecimento e estimulando o protagonismo para atuação em rede e desenvolvimento territorial.

Primeiro encontro do Programa Fortalecer para Desenvolver