FALM realiza primeiro treinamento do projeto ConectarAGRO

11 de janeiro de 2022

Doze colaboradores da Fazenda Itamarati, localizada no munícipio de Campo Novo do Parecis-MT, foram os primeiros a participarem do projeto piloto ConectarAGRO, desenvolvido pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), Associação ConectarAGRO, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e parceiros.

De acordo com o último Censo Agropecuário mais de 70% das propriedades rurais do Brasil não têm acesso à internet. O projeto ConectarAGRO vem ao encontro da necessidade de levar a conectividade ao campo aliando o fomento à educação tecnológica profissional, e integra o  Programa da FALM que visa gerar valor compartilhado com as comunidades onde a AMAGGI atua.

Neste piloto, após um diagnóstico rápido com os colaboradores da fazenda para levantar as demandas locais, foi ofertado um curso de Configuração e Operação no Aplicativo Precision-IQ de tecnologia embarcada focado na adubação, plantio e colheita. Foram oito horas de aulas teóricas on-line e quatro horas de aulas práticas. O treinamento com certificado foi desenvolvido SENAR-MT e pela empresa TRIMBLE.

De acordo com o supervisor de adubação da unidade, Leandro Mumbach, o uso correto da tecnologia contribui para a maior disponibilidade das máquinas e interfere positivamente no controle e conforto operacional. “Com o treinamento os operadores poderão extrair o máximo do potencial do equipamento e serem mais produtivos e assertivos durante as atividades que empregam a tecnologia. Outro aspecto fundamental é que, o curso ministrado por profissional da área corrige alguns vícios, mitos e conceitos equivocados”.

O operador de máquinas agrícolas Cleriston Leme da Silva trabalha na Fazenda Itamarati desde 2015 e foi um dos colaboradores que participou do treinamento. “As máquinas novas já contam com essa tecnologia, ter a oportunidade de aprender um pouco mais antes de começar a trabalhar foi muito bom, já vamos para o campo mais seguros”, conta.

Alessandro Coelho do Santos também é operador de máquinas agrícolas e destaca que treinamentos assim são importantes para o crescimento profissional. “Precisamos sempre atualizar os conhecimentos e acompanhar a evolução tecnológica para não ficarmos para trás”, destaca.

A partir deste piloto, a FALM e os parceiros pretendem replicar o curso para outros grupos de colaboradores da Fazenda Itamarati de acordo com a demandaAlém disso, em uma segunda etapa, o projeto ConectarAGRO pretende ofertar oportunidades de fortalecimento da educação básica em áreas rurais por meio de formações que permitam o aprimoramento do uso das tecnologias digitais para educadores