Fundação André e Lucia Maggi doa R$ 2 milhões para o Fundo Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19

28 de julho de 2020

Como parte dos esforços para o Fundo Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), que faz a gestão da iniciativa, fez a doação de R$ 2 milhões para a campanha, valor que será revertido em cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social por conta da pandemia no Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Em março, o Fundo iniciou a campanha com a doação inicial de 50 mil cestas básicas feita pela AMAGGI, empresa mantenedora da Fundação André e Lucia Maggi. A partir daí, a FALM, junto com outros parceiros institucionais, lançou a campanha online de arrecadação por meio do site www.umportodos.org.br. Ao todo, já foram arrecadadas mais de 81 mil cestas básicas e segue recebendo doações.

Deste montante, mais de 61 mil unidades já foram distribuídas, em parceria com 126 organizações sociais, sendo mais de 14 mil cestas no Amazonas, cerca de 37 mil em Mato Grosso e mais de nove mil cestas em Rondônia.

Apesar dos resultados positivos da campanha e do esforço de pessoas e empresas, o número de pedidos de apoio vem sendo maior do que o número de cestas arrecadadas. Atualmente, a lista de espera de organizações sociais que aguardam por ordem de cadastro, totaliza 44.212 cestas básicas solicitadas. Portanto, a FALM finalizou a entrada de novos pedidos e trabalhará apenas com a lista de espera de instituições já cadastradas.

A presidente da Fundação André e Lucia Maggi, Belisa Souza Maggi, explica que o aporte de recursos feito pela instituição será importante, mas que não será suficiente para atender toda a demanda.

“Por essa razão é muito importante que quem puder, continue doando, para que possamos atender aos pedidos que estão na lista de espera”, analisa Belisa. “A grande procura pelas cestas vem comprovar que a pandemia atingiu fortemente as famílias em um ponto extremamente sensível, que é a alimentação básica”, complementa.

Belisa também pontua que a FALM já está trabalhando no planejamento de outras ações para o segundo semestre de 2020. “Inicialmente o nosso objetivo era contribuir com o acesso de itens básicos para garantir a segurança alimentar de muitas famílias num momento de grandes incertezas. Continuamos com o intuito de colaborar com ações e iniciativas que possam reduzir os impactos junto aos públicos mais vulneráveis para diminuir as desigualdades sociais”.

Campanha continua

Por meio do site www.umportodos.org.br é possível fazer uma doação de qualquer valor. Também é possível acompanhar quantas cestas já foram entregues e conferir fotos e vídeos das entregas.

Parcerias

A campanha é realizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e tem a parceria institucional da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Cooperativas da Central Sicredi Centro Norte (com atuação nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), TV Centro América (TVCA), Rádio Centro América FM, G1 Mato Grosso e Unimed Cuiabá.