Fundo Um Por Todos arrecada mais de R$ 6 milhões e distribui cerca de 94 mil cestas básicas

9 de novembro de 2020

O Fundo Um Por Todos e Todos Contra a COVID-19, coordenado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), arrecadou entre abril e setembro, R$ 6.354.046,59 e distribuiu 94.387 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia no Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. Ao todo, foram mais de 370 mil pessoas beneficiadas.

Ao longo de cinco meses, a campanha engajou mais de 1.913 doadores, entre pessoas e empresas, e contou com a parceria de 166 organizações sociais na distribuição das cestas para as famílias. Foram 55.870 cestas distribuídas em Mato Grosso, 20.834 no Amazonas e 17.630 em Rondônia.

O Um Por Todos iniciou a campanha com a doação inicial de 50 mil cestas básicas feita pela AMAGGI, empresa mantenedora da Fundação André e Lucia Maggi. A partir daí, a FALM, junto com outros parceiros institucionais, lançou a campanha online de arrecadação por meio do site www.umportodos.org.br.  Em julho, a FALM também fez uma doação de R$ 2 milhões para o Fundo.

O Fundo atendeu diversos públicos em situação de vulnerabilidade, porém o maior número é de famílias que já viviam em situação de vulnerabilidade e devido ao cenário da pandemia, tiveram o agravamento dessa situação. Vale ressaltar que o mapeamento apresentado foi realizado pelas organizações sociais que atenderam seus beneficiários e a comunidade no seu entorno.

A Central Única das Favelas – CUFA Mato Grosso foi uma das organizações parceiras na distribuição das cestas. Segundo o presidente da CUFA Mato Grosso, Anderson Zanovello, foram mais de cinco mil cestas básicas distribuídas em mais de 100 bairros de Cuiabá e Várzea Grande, além de outros municípios do interior. “Todo esse trabalho que realizamos durante o momento mais crítico da pandemia só foi possível por meio de parcerias e o Fundo Um Por Todos foi o nosso grande parceiro. Em nome de todas as famílias atendidas, o nosso muito obrigado”.

A família da Luzimara Souza de Oliveira, moradora do bairro 24 de Dezembro, em Várzea Grande, foi uma das beneficiadas com as cestas básicas. “Essa ajuda chegou em um momento crítico para os moradores do nosso bairro e foi uma esperança em forma de alimento”.

Segundo a presidente da FALM, Belisa Souza Maggi, o resultado positivo da campanha foi graças à colaboração de milhares de pessoas e empresas que, enxergaram na solidariedade um caminho para driblar a crise causada pela pandemia. “Em nome de todos os parceiros do Fundo, a nossa gratidão aos 1.913 doadores, que fizeram tudo isso acontecer e levaram alimento e esperança para mais de 370 mil pessoas.”

Parcerias

A campanha foi realizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e teve a parceria institucional da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Cooperativas da Central Sicredi Centro Norte (com atuação nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), TV Centro América (TVCA), Rádio Centro América FM, G1 Mato Grosso e Unimed Cuiabá.