Carta da presidente: Nova atuação da Fundação André e Lucia Maggi

29 de maio de 2019

Desde que a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) foi criada, em 1997, estamos constantemente em busca de aperfeiçoar nossa ação junto às comunidades e de ampliar nosso impacto social.

Tendo isso em vista, a partir de 2019, a FALM terá ações focadas na realização e participação de fóruns, palestras e eventos que estimulem o diálogo sobre temáticas importantes para o desenvolvimento local; promoção de editais voltados para a comunidade e atividades realizadas nos nossos espaços coletivos com jovens e lideranças locais. Também vamos desenvolver ações para a promoção de agendas específicas para cada município priorizado pela nossa empresa mantenedora, a AMAGGI.

Essas transformações foram feitas tendo em vista aquilo que diagnosticamos como sendo prioritário no que entendemos por transformação social efetiva. Entendemos, ao longo da nossa trajetória como organização social, que jovens e lideranças locais precisam de um olhar mais profundo e estímulos suficientes para adquirirem conhecimento e confiança necessários para se delinearem em um mundo de oportunidades.  Queremos mudar este cenário dando-lhes voz, conhecimento e autonomia porque é nisso que acreditamos.

Iniciamos uma nova fase na Fundação, resultado da nossa segunda revisão estratégica, que traçou nossos Objetivos Estratégicos e um novo Portfólio de Projetos com visão até o ano de 2025. Este trabalho feito a muitas mãos, contou com o engajamento de toda a equipe e conselheiros da FALM, além de áreas estratégicas da AMAGGI e nossos parceiros externos.

Agora nosso trabalho se volta para o objetivo de “contribuir para o fortalecimento do protagonismo social de jovens e lideranças para o desenvolvimento local sustentável”. Uma reorientação capaz de integrar as demandas locais com as necessidades de negócio da AMAGGI, contribuindo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU); e com o Posicionamento Global de Sustentabilidade da companhia.

Os projetos desenvolvidos até 2018 passarão por ajustes. O projeto Casa Maggica, tanto em Rondonópolis (MT) quanto em Cuiabá (MT) passarão a se chamar Espaços Coletivos Fundação André e Lucia Maggi. As atividades desenvolvidas passam a ser oficinas com jovens entre 11 e 16 anos focadas no fortalecimento do protagonismo juvenil. O Centro Cultural Velha Serpa, em Itacoatiara (AM), continua como uma importante referência local em ações de cultura, educação e protagonismo social. Além disso, queremos estimular ainda mais o uso desses espaços pelas comunidades, de maneira gratuita.

Este trabalho já começou e são muitas as novidades, que vamos mostrar mais detalhadamente nos próximos dias. Convidamos você a vir somar à nossa rede!

Belisa Souza Maggi
Presidente da Fundação André e Lucia Maggi