Potencializa, um projeto da Fundação André e Lucia Maggi ganhou o segundo lugar do Prêmio Transformadores

10 de abril de 2019

Com o projeto “Potencializa”, a Fundação André e Lucia Maggi foi vencedora em segundo lugar na categoria investimento social e Comunidades Sustentáveis, do Prêmio Transformadores promovido pera RedEAmérica, uma rede de empresas e fundações referência no conhecimento e articulação de práticas, composta por mais de 80 organizações de origem empresarial de 14 países da América Latina e Caribe.

A quarta versão do Prêmio recebeu mais de 92 inscrições de 13 países da região. Pela primeira vez, o Prêmio foi aberto a experiências de empresas e fundações não membros da Rede.

A entrega foi realizada durante o XI Fórum Internacional da RedEAmérica em Salvador, no dia 21 de março.

O Prêmio Transformadores teve duas categorias: Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis; e Negócios e Comunidades Sustentáveis.

Na categoria Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis, foram inscritas 73 iniciativas, sendo 38 de membros da RedEAmérica e 35 de não membros da RedEAmérica.

As iniciativas vencedoras para organizações não-membros da RedEAmérica foram: No primeiro lugar ganhou a inciativa “Natuchips, as bananas do desenvolvimento”, promovida pela Fundação PepsiCo na Colômbia.

No segundo lugar, o júri escolheu duas iniciativas: “Potencializa”, da Fundação André e Lucia Maggi no Brasil e “Ribeira Verde”, da Fundação Tropigas, na República Dominicana.

“Potencializa”, é uma iniciativa que busca fortalecer redes e atores sociais para a articulação de ações que contribuam para o desenvolvimento local.

Com a participação de 85 organizações dos setores público, privado e social, aplicou-se a metodologia da Investigação Apreciativa, que não parte dos problemas, mas dos recursos e oportunidades.

Uma iniciativa que se destaca pela coerência com a agenda local de desenvolvimento, participando da construção de um Plano Municipal de Agricultura Familiar e Indígena.

Resumo dos vencedores e finalistas

Categoria Investimento Social Privado e Comunidades Sustentáveis

Experiências finalistas membros da RedEAmérica

– “Transformação integral de polígonos urbanos”, da Cemex, no México

– “Programa Jovem Sustentável Aprendiz” da Fundação Alphaville, no Brasil

– “A Candelária: Um núcleo transformador de mudança” da Fundação Promigas, na Colômbia

– “Jovens participando alternativamente” da Fundação Surtigás, na Colômbia

– “Programa Formação Integral de Jovens” da Holcim, em El Salvador

Vencedoras dos membros da RedEAmérica

Primeiro lugar, foram selecionadas duas experiências, em igualdade de condições.

– “Empoderamento econômico e social das mulheres rurais da região do Alto Patía”, da Fundação Alpina, na Colômbia

– “Desenvolvimento Integral Territorial” da Fundação Smurfit Kappa Colômbia

Segundo lugar

– “Confiança que constrói Comunidades Sustentáveis”, da Fundação Holcim, no Equador

Experiencias finalistas no miembros

– “Programa fortalecimento artesanal” do Cerrejón, na Colômbia

– “Comunidades em desenvolvimento” da Fundação do Açúcar Fundazucar, na Guatemala

– “A-Guajira”, da Fundação Keralty, na Colômbia

– “Entrelaçamentos produtivos” da Fundação YPF, na Argentina

Vencedores não-membros

Primeiro lugar

“Natuchips: As bananas do Desenvolvimento” da Fundação PepsiCo, na Colômbia

Segundo lugar em igualdade de condições

– “Ribeira Verde” da Fundação Tropigas, na República Dominicana

– “Projeto Potencializa”, da Fundação André e Lucia Maggi, no Brasil

Categoria Negócios e Comunidades Sustentáveis

Experiências de finalistas Membros da RedEAmérica

– “Projeto Reciclar Faz bem” do Instituto Camargo Corrêa, no Brasil- “Projeto apícola ‘Selvalegre’ na Canteira Rehabilitada Pastavi II” da Unacem, no Equador

Ganadores miembros de RedEAmérica

Primer puesto

– “Programa de Compras Inclusivas Responsáveis” do Grupo Arcor, na Argentina

Segundo puesto en igualdad de condiciones

– “Cafeicultura Sustentável: A viagem do café” da Cimentos Progresso, na Guatemala- “Plataforma Crescimentos” da Cemex, no México

Experiencias finalistas No Miembros

– Bancamía digital” do Banco das microfinanças Bancamía, na Colômbia- “Rehabilitação e recuperação de áreas mineradas” da Companhia Brasileira de Alumínio, no Brasil

– “Programa de criação de capital social nas comunidades: ENCONJUNTO”, da Construtora Bolívar, na Colômbia- “Emprendedor Pecuário Regional”, da Viluco SA- Fundação Vicente Lucci, na Argentina

– “Reciclagem associativo= valor compartilhado” da Tesalia CBC, no Equador- “Desenvolvimento de pequenos fornecedores de trigo candeal no Chile” da Lucchetti Chile S.A, no Chile

Ganadores no miembros

– “Agricultura Comunitária” da Suzano Papel e Celulose, no Brasil

– “Projeto de apoio à cadeia do Babaçu na Serra da Merouca”, da Votorantim Cimentos, no Brasil

– “Legado das Águas, Reserva Votorantim”, da Reservas Votorantim LTDA, no Brasil

Sobre RedEAmérica

A RedEAmérica é uma rede de empresas e fundações referência no conhecimento e articulação de práticas, composta por mais de 80 organizações de origem empresarial de 14 países da América Latina e Caribe. Seu papel é conectar os que possuem em comum o interesse de gerar comunidades sustentáveis, dar-lhes ferramentas de aprendizagem, facilitar sua interação e tornar visíveis seus esforços, para que cada uma das entidades que fazem parte da rede possa aproveitar o conhecimento das demais, e, juntas, construir as estratégias que precisam para realizar comunidades sustentáveis.

Fonte: Comunicação RedEAmérica