Ação humanitária no enfrentamento à COVID-19: IFAM CITA e FALM

5 de junho de 2020

Fonte: IFAM http://www2.ifam.edu.br/campus/itacoatiara/posts/2020/acao-humanitaria-no-enfrentamento-a-covid-19-ifam-cita-e-fundacao-andre-e-lucia-maggi/view

Na semana de 25 a 29 de maio de 2020, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Itacoatiara – IFAM CITA, realizou mais uma ação no enfrentamento ao coronavírus em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi – FALM, regido pelo Termo de Parceria assinado entre as partes participantes nesta ação.

A FALM, instituição sem finalidade econômica, com a missão de contribuir com o desenvolvimento local e humano, agindo de acordo com seus valores e missão, realizou a doação de 500 cestas básicas, destinadas a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O IFAM CITA, instituição de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, de livre e espontânea vontade, apresentou-se a FALM, para operacionalizar a distribuição das cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Itacoatiara, sendo responsável pela seleção das famílias e entregas das cestas básicas, garantindo a transparência e imparcialidade, respeitando a vulnerabilidade social das famílias, garantindo a integridade de imagem e anonimato das famílias beneficiadas.

Através do Setor de Serviço Social do Campus foi realizada a seleção das famílias de estudantes, e juntamente com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão elaborou um cronograma de entrega, com a participação de servidores e colaboradores, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, disponibilizando equipamentos de proteção individual e higienização como álcool em gel, máscaras, luvas, respeitando o distanciamento e evitando aglomerações.

A ação humanitária de combate e enfrentamento à pandemia de COVID-19 atendeu 500 famílias de estudantes do IFAM, dos cursos de Itacoatiara e de Nova Olinda do Norte, em situação de vulnerabilidade social, assim como moradores de algumas comunidades da zona rural do município de Itacoatiara.

As famílias beneficiadas agradeceram à parceria entre o IFAM Campus Itacoatiara e a Fundação André e Lúcia Maggi, pela ação humanitária de grande importância nesse momento tão difícil, possibilitando o cumprimento do isolamento social, tendo em vista que muitas famílias vulneráveis trabalham com a agricultura familiar para a própria subsistência.