FALM comemora os 10 anos do Centro Cultural Velha Serpa, em Itacoatiara (AM)

8 de janeiro de 2020

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) comemorou em dezembro de 2019, os 10 anos do Centro Cultural Velha Serpa, espaço coletivo que administra em Itacoatiara (AM). Inaugurado no dia 1º de dezembro de 2009, após a reforma do prédio do antigo Matadouro Municipal. A data foi marcada com um evento que reuniu a comunidade, jovens, artistas locais e parceiros da FALM.

Evento reuniu a comunidade, jovens, artistas e parceiros locais

Ao longo dessa década, a Fundação realizou no espaço diversas atividades como oficinas e apresentações culturais com a participação de mais de 50 mil pessoas. Em média, por ano, foram realizados em torno de 64 oficinas e 13 espetáculos.

Exposição de fotos mostrou as atividades realizadas ao longo desses 10 anos

Foram cerca de R$ 300 mil investidos na reforma e adequação do espaço, que levou cerca de três anos. Em 2016 o prédio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Itacoatiara, que o declarou Patrimônio Cultural de Itacoatiara.

Fachada do prédio recebeu projeção com fotos que marcam a história do Centro Cultural Velha Serpa

O Centro Cultural Velha Serpa é um espaço de fomento ao desenvolvimento local e humano da comunidade e ao fortalecimento do protagonismo social de jovens e lideranças locais. Além da programação de oficinas e apresentações, a FALM cede o espaço gratuitamente para que a comunidade desenvolva atividades coletivas. Também iniciou em 2019 um trabalho de construção de uma rede de relacionamento e mobilização da comunidade para desenvolver iniciativas que possam contribuir para melhorias sociais de Itacoatiara, que tem como previsão de duração três anos.

Segundo a presidente da Fundação André e Lucia Maggi, Belisa Maggi, o Centro Cultural Velha Serpa se consolida como um importante instrumento a serviço da sociedade de Itacoatiara. “Principalmente em relação aos jovens que hoje fazem parte de todo o escopo da estratégia da Fundação e que estão se apossando do Centro Cultural como um espaço deles onde estão desenvolvendo seu protagonismo social. Nosso desejo é que eles possam inclusive fazer com que as políticas públicas de Itacoatiara possam ser desenvolvidas”.

Para relembrar alguns dos principais momentos dessa história, foi preparado um vídeo especial: