Perguntas Frequentes | Ação Emergencial 2021

15 de junho de 2021

Como funciona a Ação Emergencial 2021?

É uma ação realizada pela empresa AMAGGI, que destinou mais de R$ 11 milhões para a aquisição de aproximadamente 150 mil cestas de alimentos não perecíveis que atenderão famílias em 18 municípios nos estados do Amazonas, de Mato Grosso e Rondônia. Toda a ação será operacionalizada pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), responsável pelo Investimento Social Privado da AMAGGI.

Para a distribuição das cestas, a FALM conta com a parceria do SESC, pelo Programa Mesa Brasil, que fará a distribuição para organizações sociais locais entregarem as cestas para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas.

Em quais municípios a Ação Emergencial será realizada?

Ariquemes (RO)

Cerejeiras (RO)

Confresa (MT)

Cuiabá (MT)

Diamantino (MT)

Ipiranga do Norte (MT)

Itacoatiara (AM)

Itiquira (MT)

Manaus (AM)

Novo Horizonte (MT)

Pontes e Lacerda (MT)

Porto Velho (RO)

Primavera do Leste (MT)

Querência (MT)

Rondonópolis (MT)

São José do Xingu (MT)

Vilhena (RO)

Várzea Grande (MT)

Por que só serão distribuídas cestas nesses municípios?

Para a seleção destes municípios foram realizados estudos e pesquisas socioeconômicas de dados secundários, como Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), Índices de Pobreza e Extrema Pobreza apresentados no CadÚnico e dados da COVID-19 nas localidades onde a AMAGGI desenvolve atividades. A partir do levantamento, identificamos os municípios que apresentavam pior índice dentre os locais de atuação da empresa mantenedora AMAGGI. O município de Várzea Grande também foi incluído na listagem por fazer parte da região metropolitana de Cuiabá e apresentar índices também altos de pobreza e extrema pobreza.

Observação: as exceções serão analisadas pela equipe técnica da FALM.

Posso fazer uma doação em dinheiro para contribuir com a ação?

Não receberemos doações em dinheiro para realizar a Ação Emergencial 2021, uma vez que se trata de uma ação realizada pela AMAGGI com operacionalização da FALM. Aconselhamos que procure alguma organização social local (do seu município e/ou bairro) que esteja realizando a distribuição de alimentos e faça a doação em dinheiro diretamente.

Se eu quiser doar alimentos ou itens de higiene, como devo fazer?

Não receberemos doações de alimentos ou itens de higiene para compor as cestas da Ação Emergencial. Mas, podemos indicar organizações sociais locais, que estejam realizando a distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade para realizar a sua doação.

Como minha organização pode participar?

As organizações sociais participantes já foram selecionadas de acordo com o perfil de atendimento da população em situação de pobreza e extrema pobreza, em colaboração com o parceiro SESC pelo Programa Mesa Brasil dos Estados de Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Como posso ter acesso a uma cesta básica?

Para ter acesso a cesta básica precisa ser atendido pelas organizações sociais locais selecionadas. Confira a listagem de organizações pelo site da AMAGGI da AMAGGI (www.amaggi.com.br) e no site da FALM (www.fundacaoandreeluciamaggi.org,br).

Não sou atendido por nenhuma organização local, como devo proceder?

Entre em contato com alguma das organizações sociais listadas e verifique se há a possibilidade de solicitar uma cesta. Lembrando que cada organização é responsável pela listagem dos beneficiados, conforme cadastro já pré-existente. A FALM não direciona solicitações para as organizações.

A minha empresa gostaria de ser parceira da AMAGGI e FALM na Ação Emergencial, como devo fazer?

Ficamos muito felizes com o seu interesse de somar com a gente, mas nesse momento não contaremos com parcerias de empresas. Mas, podemos indicar organizações sociais locais, que estejam realizando a distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade para realizar a sua doação.

Aproveitamos para convidá-lo a conhecer a Rede de Investidores Sociais de Mato Grosso (RIS-MT), uma rede de diálogo e trabalho em rede sobre investimento social privado. Entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.

Todas as organização que participaram do recebimento das cestas em 2020 serão contempladas este ano novamente?

Não necessariamente. Essa ação é diferente da realizada em 2020. As organizações sociais que receberão as cestas este ano já foram selecionadas de acordo com o perfil de atendimento da população em situação de pobreza e extrema pobreza.

Onde posso me inscrever para receber as cestas?

Não teremos abertura de inscrição de organizações e/ou pessoas para o recebimento das cestas. As organizações sociais que receberão as cestas já foram selecionadas de acordo com o perfil de atendimento da população em situação de pobreza e extrema pobreza, em colaboração com o parceiro SESC, pelo Programa Mesa Brasil dos Estados do Amazonas, de Mato Grosso e de Rondônia.

Onde será divulgado as organizações que foram beneficiadas?

As organizações sociais que serão beneficiadas serão divulgadas no site da AMAGGI (www.amaggi.com.br) e no site da FALM (www.fundacaoandreeluciamaggi.org,br).