Blog

Veja como é fácil contribuir com projetos sociais por meio da declaração do Imposto de Renda

25 de março de 2021

Quem deseja contribuir com projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, pode fazer isso por meio do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).  Até o dia 30 de abril, os contribuintes podem doar até 3% do imposto devido para fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente.

 

A   destinação pode ser feita no ato do preenchimento da declaração e o contribuinte não paga nada a mais por isso, já que o valor será retirado do montante que já seria pago à Receita Federal e será destinado ao Fundo e projeto que você pode escolher na própria declaração.

 

Segundo dados da Receita Federal e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2019, o Brasil apresentou crescimento de 35% em número de doações, oportunizando o repasse de cerca de R$ 81 milhões aos fundos, sendo este valor provenientes de 73.987 doações diretamente na declaração de 2019 – ano base 2018.  


O grande diferencial das doações está na possibilidade de conferir o trabalho da instituição durante todo o ano por meio dos relatórios de atividades e prestação de contas emitidas pela própria organização.


Como funciona

O próprio programa utilizado para declaração de ajuste anual já calcula qual o valor máximo que o   contribuinte pode doar. Basta optar por preencher o modelo completo. Você deve clicar em “resumo de   declaração”, e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só          selecionar o fundo “Municipal” da cidade do projeto escolhido, emitir e pagar a DARF.

 

Doação por meio da destinação do IR

 

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) em parceria com a AMAGGI, irá lançar, no mês de maio, um projeto piloto na Matriz da empresa, com o objetivo de auxiliar os colaboradores que queiram aderir à prática de doação por meio da destinação do Imposto de Renda anualmente.  

2022 © Feito com por BeCause
" });
Pular para a barra de ferramentas