Projetos selecionados no Desafio Global da FALM impactaram mais de 16 mil pessoas

26 de janeiro de 2021

O Desafio Global, realizado pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em 2019, teve a finalidade de incentivar e impulsionar, por meio de incentivo financeiro, formação e mentorias, 18 grupos de jovens de 13 a 29 anos, que realizam projetos em suas comunidades, com o foco em causar impactos sociais transformadores em diversas áreas, como saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

Por meio dos projetos selecionados no Desafio Global, a FALM impactou de forma indireta quatro estados: Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Paraná, totalizando cerca de 16.158 pessoas beneficiadas pelos projetos selecionados no Desafio Global.

Os participantes consideraram que participar do Desafio Global proporcionou o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes que colaboram para exercer a liderança em suas comunidades.

O processo de seleção foi realizado por um comitê avaliador e os pré-selecionados, passaram pela etapa de votação popular, que aconteceu pelo site da FALM em outubro de 2019 e que registrou 11.697 votos. Os projetos mais votados foram os selecionados que receberam recurso financeiro de R$ 2 mil (categoria Semear) e R$ 10 mil (categoria Germinar) e participaram da Imersão, realizada em dezembro de 2019 em Cuiabá.

Ao longo de 2020, a equipe da FALM realizou as mentorias online sobre gestão de projetos e fez o acompanhamento das iniciativas. Por conta da pandemia, a execução dos projetos foi impactada e alguns precisaram redirecionar suas ações para emergenciais, como doação de cestas básicas de alimentos e produtos de higiene, apoio emocional, prevenção contra a violência doméstica, prevenção contra o COVID-19 e material de apoio pedagógico para alunos em aulas online.

O Desafio Global foi inspirado no Design For Change, um movimento global que está presente em 65 países e que é representado no Brasil pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que realiza sua premiação nacional: o Desafio Criativos da Escola.

Clique aqui e relembre os projetos selecionados.

Confira as principais ações realizadas pelos projetos do Desafio Global:

Categoria Semear

1) Projeto Ajudando Quem Precisa Falar / Campo Novo Do Parecis-MT

A divulgação das lives ocorreu nas duas rádios da cidade, que cederam espaço no horário nobre. A transmissão ocorreu pelo Facebook do Projeto AGEM e pelo Portal Campo Novo, site de notícias mais acessado da cidade. Além disso, todas as transmissões foram gravadas e ficam disponíveis para a comunidade. Aconteceram premiações para pessoas que respondiam à perguntas e participavam nas lives.  Ao todo foram atingidas 22.058 pessoas, com média de 3.676 visualizações por live. O projeto contou com o apoio de 24 pessoas, na equipe voluntária havia psicólogos, tradutores e intérpretes de libras e técnicos das transmissões ao vivo.

2) Projeto Cidade Acessível / Campo Novo Do Parecis-MT

A princípio o projeto iria pesquisar a acessibilidade em supermercados, postos de saúde e bancos. Devido ao isolamento social imposto pela pandemia, decidiram reverter o recurso para ajudar uma organização do município que atende Pessoas com Deficiência e que precisavam de materiais para proteção contra a COVID-19, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Os materiais serviram para as crianças e os trabalhadores da APAE de Campo Novo do Parecis. Ao total, serão beneficiados diretamente 152 pessoas e seus familiares, sendo 117 alunos e 35 funcionários.

3) Projeto Connection / Cuiabá-MT

Teve como objetivo falar sobre o empoderamento feminino e a equidade de gênero. Durante a pandemia realizaram as ações no formato EAD/online, sendo dois encontros com cerca de 20 meninas/mulheres participando do bate-papo. Na ação com moradoras de rua e catadoras de lixo foram alcançadas cerca de 100 mulheres, ofertando doações de kits de higiene pessoal.

O projeto contou com parcerias e ações realizadas com pessoas externas como: um sorteio de duas camisetas com uma loja online que busca falar sobre o empoderamento feminino. Além disso, foi feita uma ação em parceria com o projeto AMARrmita Cuiabá, que visa distribuir marmitas para pessoas em situação de rua.

4)Projeto Da Escola ao Campo: Produzindo conhecimento / Querência-MT

Tinha como objetivo engajar uma escola para o conceito de uma cidade mais sustentável, com incentivo ao cultivo de hortas domiciliares. No entanto, o foco inicial de atuar junto a famílias dedicadas à cadeia da fruticultura no Assentamento Brasil Novo não ocorreu em função da pandemia. O grupo então realizou ações para contribuir para a formação de jovens conectados ao desenvolvimento da cidade onde moram, fomentar hábitos saudáveis e segurança alimentar. O projeto impactou ao todo sete famílias e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do CRAS e da Associação Beneficente Ovelhinhas de Jesus.

5) Projeto Estourando Bolhas 2.0 / Cuiabá-MT

Antes da pandemia realizaram a sensibilização da comunidade escolar por meio de reuniões com representantes da direção de ensino, formação de um Núcleo de Conexões, composto por estudantes e servidores voluntários. Durante a pandemia realizaram a compra de materiais para a sala de recursos multifuncionais do Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).  De forma geral, o projeto impactou uma média de 300 estudantes e contou também com o apoio do IFMT.

6)Projeto Refugiar – Uma segunda chance / Cuiabá-MT

A ideia do projeto foi promover ações voltadas para a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho. Os principais resultados alcançados foram a campanha de arrecadação de roupas, alimentos, sapatos e eletrodomésticos; e a realização do Dia das Crianças, com distribuição de brinquedos e manhã de recreação e a I Copa do Imigrante. Ao todo foram 500 pessoas beneficiadas pelo projeto.

O projeto contou também com o apoio da Federação Mato-grossense de Futebol (FMT), Águas Brunado, Secretaria Municipal e Esporte, Lazer e Cultura, Suco Prats e Colégio Espaço do Saber, além do auxílio de 30 voluntários.

7) Projeto Quero te Escutar / Itacoatiara-AM

O isolamento social resultou em um grupo maior de jovens que apresentavam sintomas de depressão e ansiedade. A princípio o projeto era voltado para identificar e ajudar estes jovens, porém devido ao isolamento social essa necessidade de apoio deixou de ser apenas dos jovens e abrangeu idosos, adultos e crianças. Por meio da parceria com o psicólogo Raphael Cavalcante e apoio de voluntários da comunidade, o projeto conseguiu impactar cerca de 500 pessoas ao realizar lives com temáticas voltadas para a prevenção e o tratamento da depressão. Além das lives, também foi feita a doação de mudas de plantas com o intuito de tornar a jardinagem uma aliada no combate a depressão.

8) Projeto Papelota: o papel que vai, mas volta! / Cuiabá-MT

O projeto surgiu a partir da necessidade identificada pelos membros da equipe e a falta do hábito de leitura notada em crianças de baixa renda.

Devido a pandemia de COVID-19, não foi possível o contato presencial entre estudantes e o público-alvo. Ao observarem a necessidade oriunda do distanciamento social, a equipe envolvida no projeto identificou que as famílias estavam passando mais de um mês com uma única cesta básica. Por meio da parceria com o Colégio Notre Dame e da Safra Alimentos, a equipe do projeto distribuiu cestas básicas alimentícias para mais de 50 famílias.

9) Projeto Infanto-juvenil de Basquepet / Itacoatiara-AM

O projeto foi elaborado após o grupo perceber que por meio de atividades esportivas ofertadas no contra turno escolar poderiam diminuir o risco de vulnerabilidade social. Devido a pandemia, não foi possível utilizar a área esportiva no qual o projeto funcionava e realizar todas as atividades pretendidas no plano de ação. Por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Esporte para ceder o local de treino, o projeto atendeu inicialmente 40 pessoas, mas com o isolamento social o quantitativo diminuiu para 20 participantes.

O projeto proporcionou às crianças saúde e bem estar através da modalidade esportiva, além de estimular a responsabilidade com o meio ambiente, já que traziam garrafas pet de casa e que foram doadas ao projeto parceiro da categoria Germinar, Projeto Feira Comunitária De Hortaliças, para servir de depósito para a plantação de mudas.

Categoria Germinar

1) Projeto Amazonas Limpo: Embarque nessa ideia / Itacoatiara-AM

Realizaram ações de conscientização ambiental sobre descarte de resíduos sólidos nas embarcações ribeirinhas através de rodas de conversas. Durante a pandemia, distribuíram folders orientativos junto com a doação dos kits de álcool em gel, adquiridos por meio da parceria com a Loja Universo das Maquiagens. Além de divulgação pelas redes sociais e confecção de camisas de conscientização ambiental, implantação de coleta seletiva com a doação de lixeiras para as embarcações ribeirinhas e instalação de lixeiras seletivas nos portos de Itacoatiara. Por meio dessas ações e contando com o apoio de 30 voluntários o projeto impactou 2.000 pessoas.

2) Projeto Companhia de Teatro de Cerejeiras – COMTECER / Cerejeiras-RO

Devido a pandemia, foi possível executar atividades envolvendo público até o final do mês de março, antes dos decretos de isolamento social. Sendo assim, o grupo adquiriu materiais que serão utilizados nos projetos futuros, quando os efeitos da pandemia amenizarem. Foram alcançadas em média 150 pessoas nas apresentações teatrais realizadas.  No projeto da “Alforria Cultural”, houve a participação dos reclusos do presídio municipal, Conselho da Comunidade na Execução Penal – Comarca de Cerejeiras-RO, sendo o projeto “O Ser Palhaço” desenvolvido com a parceria da Casa de Acolhimento e Prefeitura Municipal e da Academia de Karatê Shotokan “Budô”.

3) Projeto Feira Comunitária De Hortaliças Orgânicas Convencionais E Não Convencionais No Município De Itacoatiara / Itacoatiara-AM

Foram realizadas a construção e a implantação da horta, fornecimento de hortaliças orgânicas convencionais e não convencionais para a população em vulnerabilidade econômica e a entrega foi feita em domicílio, o que foi um sucesso nesse período de pandemia. Foi realizado também o reaproveitamento de materiais que seriam despejados. Os materiais reaproveitados foram: garrafas pet, cartela plástica de ovos e embalagens. Outro resultado importante foi a exposição da feira comunitária no município. Por meio das ações, o projeto impactou 1.500 pessoas.

O projeto contou com parcerias como do Matadouro Bovinorte e do professor Santiago Linório Ferreyra Ramos.

4) Projeto Nós do Renascer e Motirô / Cuiabá-MT

O alicerce do projeto era qualificar equipamentos de uso público para um bem comum com a participação dos que farão uso dos mesmos. Foi identificado que no período de pandemia, o posto de atendimento de saúde do bairro precisava de cobertura para atender a população que buscava atendimento médico, que pudesse se proteger do sol. O projeto contou com o apoio de pedreiros, enfermeiras e amigos, totalizando 20 voluntários, para a construção da área coberta.  Por meio das ações que o projeto realizou impactaram positivamente a população atendida pelo posto de saúde do bairro Jardim Renascer em Cuiabá, cerca de 4.360 pessoas.

5) Projeto O Fabuloso Circo da Ciência / Manaus-AM

Os participantes relataram que as mentorias os ajudaram a entender e estruturar melhor o Fabuloso Circo da Ciência não só como projeto, mas também como instituição. Melhoraram a comunicação com o corpo de voluntários e a administração, conseguiram planejar melhor os próximos passos, pensar em uma solução para minimizar, de alguma forma, o efeito que a pandemia teve com um grupo de famílias da comunidade em que atuam. Assim, distribuíram cestas básicas alimentícias, kits pedagógicos e uma cartilha com conteúdo voltado para a prevenção da COVID-19. Por fim, deram  início ao desenvolvimento do  site para criar a loja online, que servirá para tornar o projeto ainda mais sustentável economicamente.

O projeto impactou, ao levar cestas básicas e kits escolares e de higiene, mais 250 pessoas de forma direta, nas atividades online, lives e reuniões atingiram por volta de 50 pessoas de forma direta e com isso fecharam um número de mais de 300 pessoas alçadas diretamente.

6) Projeto transforma-se com os Barbarus / Itacoatiara-AM

Por meio do Curso de Barbeiros ofertado gratuitamente, 40% dos alunos estão trabalhando em sua própria barbearia ou prestando serviços em barbearias da cidade, ajudando a aumentar a fonte de renda familiar e gerando empregos. Ao todo foram 70 alunos participando do curso.

7) Projeto Raízes e Asas / Maringá-PR

O projeto Raízes e Asas surgiu da dificuldade de adaptação dos imigrantes haitianos com o idioma português. Por esse motivo iniciaram aulas por meio de uma plataforma online, ensinando a língua portuguesa, com o intuito de integrá-los à sociedade brasileira, com isso diminuindo casos de exploração no trabalho, xenofobia e desigualdade de gênero, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Porém com o isolamento social e a falta de contato presencial com a comunidade, algumas dificuldades surgiram, como a adesão da comunidade às vídeo aulas e à plataforma utilizada, pouco acesso à tecnologia, entre outros. O projeto está buscando implementar melhorias na plataforma utilizada para as aulas, além de cursos para ajudar no impulsionamento da plataforma, visando atingir o maior número de imigrantes.

As ações realizadas impactaram 398 pessoas. Contaram com o apoio de  um imigrante haitiano, Carlos Henry François, que auxilia na tradução e no contato com a comunidade, além de quatro  professores da Paróquia Santa Isabel de Maringá- PR, que ajudam na validação da plataforma e dos conteúdos e de um aluno da Universidade Estadual de Maringá, que auxilia com o conhecimento técnico para contratação de manutenção para plataforma. Ao todo foram seis pessoas colaborando externamente no plano de ação.

8) Projeto Voluntemos / Cuiabá-MT

Apesar de não ter ainda a plataforma digital, tiveram muita visibilidade e ações pelo Instagram do projeto. Lá fizeram parcerias com projetos e causas sociais para marketing e divulgação destes, buscando maior visualização na região de Cuiabá e Várzea Grande. Todavia, não há como mensurar o número de pessoas atingidas por essas visualizações, com exceção do número de seguidores do Instagram, que são 300 atualmente. Contaram com o apoio de quatro voluntários externos na execução do plano de ação.

9) Projeto MedComPropósito / Porto Velho-RO

O MedComPropósito foi elaborado mediante a um problema identificado que é a situação de vulnerabilidade de pessoas que vivem em asilos, hospitais, orfanatos, presídios, além de moradores de rua, vulnerabilidade sanitária em uma péssima infraestrutura e atendimento médico falho. Mediante a situação do isolamento social, surgiram problemas psicológicos, desemprego, depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de pânico, ocasionando em muitos suicídios. Com o apoio de 20 voluntários o projeto beneficiou 1.620 pessoas.